Djico n.m. passeio, volta. Tem origem no verbo kudjika, "virar, dar uma volta", das línguas tsonga, faladas em Moçambique.

26.7.10

Onde vivo


No dia 5 de Julho mudámos para a Rua de Kassuende, nº18, 1ºD, Maputo Cidade. Uma casa vulgar ao preço de um apartamento num condomínio de luxo em Portugal.

Onde trabalho


A Golo é a maior agência de publicidade Moçambicana. Trabalhamos a Vodacom (uma das maiores operadoras telefónicas), o BCI (qualquer semelhança com o BPI é pura coincidência), a LAM – Linhas Aéreas de Moçambique e a Cadburry! (mmmm…)

O que se faz na Golo


Para quem pensa que a publicidade em Moçambique ainda vive no século passado, está muito enganado. Por cá tenho visto anúncios com maior qualidade do que os que passam actualmente em Portugal...

Bolhas!


Uma vida nova, um país diferente, uma cidade que não conheço e onde nem sei onde é melhor fazer compras. No segundo dia, após a mudança para a casa nova e depois de um dia de trabalho, resolvemos ir ao Maputo Shopping (não tinhamos nada em casa para comer…) que fica a maningue quilómetros (principalmente quando te perdes no caminho por três vezes…). Quando lá chegámos, bem cansados, descobrimos que aqui nenhum supermercado encerra depois das 20h…

Problemas domésticos


Alguém me sabe explicar como funciona uma máquina de lavar roupa japonesa?

O Inverno de Maputo


Embora eu ande de manga curta, vejo pessoas com casacos grossos e toda a gente diz que é Inverno. Uma colega até disse que no último Domingo não saiu de casa porque estava frio!! Sempre dá para me ir preparando psicologicamente para o calor que vai estar no final do ano.

Três dias depois…


Finalmente havia comida em casa!!! Mas ainda faltava comprar os tachos... Como tínhamos uma forma que vai ao forno, o nosso primeiro cozinhado foi peixe assado com batatas!

Será que vim viver para a Suécia?


Não digo isso por causa do frio (que não está) nem os Moçambicanos se parecem muito com os louros suecos… Estou mesmo a referir-me aos preços daqui que são dignos de um país hiper desenvolvido! O facto do ordenado mínimo em Moçambique não chegar a 60 Euros não impede que a renda de um apartamento T1 custe mais de 1000 Euros por mês ou que um balde de esfregona possa custar mais de 25 Euros. São as desigualdades de um país subdesenvolvido…

O meu amigo de 3 patas


Mora / guarda o prédio ao lado do meu e só descobri que não tem uma pata quando o chamei para lhe dar uns ossos de frango. Não é muito afável mas acho que com mais uns ossinhos o consigo conquistar…

A minha rua


A minha rua tem bonitas vivendas, com guardas, bons carros e cães de raça que ladram nos portões.

O outro lado da minha rua


Mas a minha rua também tem pessoas que vivem sem o minimo de condições, que não têm emprego, abrigo ou comida e que procuram algo nos caixotes onde os que têm tudo deitam o lixo…

Arte


Aqui as pessoas têm uma aptidão especial para as artes. Os objectos em madeira, os batiques, as capulanas, a dança. A prova que a arte que vem do coração não pertence a uma elite.

Um djico por… Bilene


A Praia de Bilene fica a menos de 200 quilómetros de Maputo e tem uma enorme lagoa de água salgada (mais de 27Kms de extensão) cuja temperatura ultrapassa frequentemente os 30º…

Inhambane


Inhambane é conhecida por “a terra de boa gente”, como lhe chamou Vasco da Gama quando por ali passou na sua viagem para a Índia, devido à sua afável população nativa.

Xai-Xai


A cidade de Xai-Xai é a capital da província de Gaza. De Maputo até lá as estradas são muito boas, mas de Xai-Xai a Inhambane demorámos mais de 6 horas pois grande parte da Estrada está em construção (há quantos anos estará?) e como tinha chovido, o matope não permitia andar a mais de 30Kms/hora. Parecia manteiga…

Praia do Tofo


Em Inhambane fomos até à Praia do Tofo, onde passámos a noite. Como os alojamentos eram maningue caros, decidimos pernoitar no nosso auto-lodje e acordar cedo para ver o nascer do sol.

Mia por aqui


Parece que o Mia Couto, embora seja da Beira, vive em Maputo. Como não sabia fiquei surpreendida quando o vi a passear pela minha rua! Vou passar a andar com um livro dele no bolso para, se nos cruzarmos novamente, lhe pedir um autografo! :)

Aqui não se anda a pé, vai-se a caminhar


De casa ao trabalho demoro cerca de 20 minutos (ou pouco mais de 10 minutos quando me atraso e vou em passo de corrida). É um percurso com casas bonitas, que faço 4 vezes por dia (com a ida ao almoço) e a forma mais económica que encontrei de fazer algum exercício físico!