Moldar a madeira como se fosse barro é uma arte que não é para todos. Mas aqui, felizmente, é uma arte que muitos desenvolvem, com minúcia e aptidão. Como se diz por cá ‘mamã, pode apreciar’.
Djico n.m. passeio, volta. Tem origem no verbo kudjika, "virar, dar uma volta", das línguas tsonga, faladas em Moçambique.
12.1.11
Hand Made
Inspirada pelo talento local, resolvi pôr mãos à obra e fazer os enfeites de Natal num material bem mais fácil de moldar...
Espírito de Natal
Aproveitando o espírito da época sugeri aos colegas de trabalho para reunirmos alguns alimentos, brinquedos e material escolar e doar às crianças do Orfanato 1ª de Maio, bem perto de minha casa. Fui lá entregar na véspera de Natal e em troca recebi estes bonitos sorrisos.
Jantar de Natal da GOLO
O jantar foi no Oporto, um restaurante acabado de abrir mesmo junto à minha casa (a vantagem de viver bem no centro da cidade é que tudo é perto!). A comida demorou a chegar mas valeu a pena. Deu para confraternizar com os colegas e para preparar a barriga para o delicioso bife com cogumelos.
Noite de Natal
Graças ao Skype o Natal foi passado em família. E não faltou o bolo rei, as filhoses, as rabanatas... O bacalhau foi com natas porque, como diz a minha mãe, não fiz mal a ninguém para ter de comer bacalhau cozido no dia de Natal!
Presentes
Mesmo a mais de 10 mil quilómetros de distância, os papás e a maninha fizeram questão de enviar muitos miminhos. Com ou sem os mimos, eles estão sempre presentes.
World Press Photo
Num dia bonito mas muito quente, fomos até à Fortaleza de Maputo ver a Exposição da World Press Photo. É o segundo ano que lá vou e acho que é, sem dúvida, o melhor local que poderiam ter escolhido para esta exposição.
Animais
África é sinónimo de animais exóticos e mesmo na cidade eles estão presentes. A caminho de casa encontro inúmeros besouros e lagartos coloridos. Bem menos bonitas são as baratas, com mais de 10 centímetros, que por vezes, gostam de visitar as casas...
Flores
Aqui o verão vem com chuva e muitas flores. Apesar das temperaturas acima dos 40 graus, a humidade dá à cidade um ar de Primavera.
Cores
Maputo é conhecida como a 'Cidade das Acácias’. Em quase todas as ruas encontramos destas bonitas árvores que embelezam a cidade. Não são lindas?
A família de cá
Pai Gaudêncio, Sérgio, vizinha intrusa (a dos rolos na cabeça...), mana Deolinda, sobrinhos Cléo, Lopes, Olden e vizinho companheiro de brincadeiras.
Sérgio e mana Angelina.
Sérgio, mana Maria e de novo os sobrinhos Lopes e Cléo.
A sobrinha Daisy, o mais novo membro da família.
Brada
Aqui amigo diz-se ‘brada’, com origem no inglês ‘brother’, penso eu...
A todos os bradas que temos espalhados pelo mundo, OBRIGADO pela vossa amizade.
A todos os bradas que temos espalhados pelo mundo, OBRIGADO pela vossa amizade.
Chitega*
As montanhas deslumbrantes...
o pôr do sol que nos entra na alma...
os rostos expressivos e os sorrisos sinceros.
São alguns dos feitiços que me encantam neste país.
*Chitega ou chiteca é sinónimo de feitiço.
Timbila
Este instrumento músical, tradicional aqui de Moçambique, embora seja parecido com um xilofone tem um som bem ‘africano’. É um instrumento de percussão, feito com madeira e cascas de massala (fruta silvestre) e foi considerado pela UNESCO, Património Imaterial da Humanidade.
Dá para ouvir um pouco em http://www.youtube.com/watch?v=ve1NgBBXDv8
Dá para ouvir um pouco em http://www.youtube.com/watch?v=ve1NgBBXDv8
Feliz Aniversário
Um bolo de chocolade molhadinho com cobertura de molho de brigadeiro, feito por mim e pelo próprio aniversariante. Com o desejo de um futuro sempre doce.
Subscrever:
Mensagens (Atom)