Djico n.m. passeio, volta. Tem origem no verbo kudjika, "virar, dar uma volta", das línguas tsonga, faladas em Moçambique.

12.1.11

Arte Nata



Moldar a madeira como se fosse barro é uma arte que não é para todos. Mas aqui, felizmente, é uma arte que muitos desenvolvem, com minúcia e aptidão. Como se diz por cá ‘mamã, pode apreciar’.

Hand Made


Inspirada pelo talento local, resolvi pôr mãos à obra e fazer os enfeites de Natal num material bem mais fácil de moldar...

O nosso Menino


Não ficou bonito o nosso presépio?

Espírito de Natal


Aproveitando o espírito da época sugeri aos colegas de trabalho para reunirmos alguns alimentos, brinquedos e material escolar e doar às crianças do Orfanato 1ª de Maio, bem perto de minha casa. Fui lá entregar na véspera de Natal e em troca recebi estes bonitos sorrisos.

Jantar de Natal da GOLO


O jantar foi no Oporto, um restaurante acabado de abrir mesmo junto à minha casa (a vantagem de viver bem no centro da cidade é que tudo é perto!). A comida demorou a chegar mas valeu a pena. Deu para confraternizar com os colegas e para preparar a barriga para o delicioso bife com cogumelos.

Noite de Natal


Graças ao Skype o Natal foi passado em família. E não faltou o bolo rei, as filhoses, as rabanatas... O bacalhau foi com natas porque, como diz a minha mãe, não fiz mal a ninguém para ter de comer bacalhau cozido no dia de Natal!

Presentes


Mesmo a mais de 10 mil quilómetros de distância, os papás e a maninha fizeram questão de enviar muitos miminhos. Com ou sem os mimos, eles estão sempre presentes.

World Press Photo


Num dia bonito mas muito quente, fomos até à Fortaleza de Maputo ver a Exposição da World Press Photo. É o segundo ano que lá vou e acho que é, sem dúvida, o melhor local que poderiam ter escolhido para esta exposição.

Animais


África é sinónimo de animais exóticos e mesmo na cidade eles estão presentes. A caminho de casa encontro inúmeros besouros e lagartos coloridos. Bem menos bonitas são as baratas, com mais de 10 centímetros, que por vezes, gostam de visitar as casas...

Flores


Aqui o verão vem com chuva e muitas flores. Apesar das temperaturas acima dos 40 graus, a humidade dá à cidade um ar de Primavera.

Cores


Maputo é conhecida como a 'Cidade das Acácias’. Em quase todas as ruas encontramos destas bonitas árvores que embelezam a cidade. Não são lindas?

Lichinga


Pessoas, sítios e animais que foi bom rever.
Lichinga estará sempre no nosso coração.

A família de cá


Pai Gaudêncio, Sérgio, vizinha intrusa (a dos rolos na cabeça...),  mana Deolinda, sobrinhos Cléo, Lopes, Olden e vizinho companheiro de brincadeiras.
 

Sérgio e mana Angelina.
 
 
Sérgio, mana Maria e de novo os sobrinhos Lopes e Cléo.


A sobrinha Daisy, o mais novo membro da família.

Brada


Aqui amigo diz-se ‘brada’, com origem no inglês ‘brother’, penso eu...
A todos os bradas que temos espalhados pelo mundo, OBRIGADO pela vossa amizade.

Chitega*



As montanhas deslumbrantes...



o pôr do sol que nos entra na alma...


os rostos expressivos e os sorrisos sinceros.
São alguns dos feitiços que me encantam neste país.
*Chitega ou chiteca é sinónimo de feitiço.

Made in Maputo



Venda de capulanas e de mobiliário ao longo da marginal? Só em Maputo! :)

Timbila


Este instrumento músical, tradicional aqui de Moçambique, embora seja parecido com um xilofone tem um som bem ‘africano’. É um instrumento de percussão, feito com madeira e cascas de massala (fruta silvestre) e foi considerado pela UNESCO, Património Imaterial da Humanidade.
Dá para ouvir um pouco em http://www.youtube.com/watch?v=ve1NgBBXDv8

Feliz Aniversário


Um bolo de chocolade molhadinho com cobertura de molho de brigadeiro, feito por mim e pelo próprio aniversariante. Com o desejo de um futuro sempre doce.